L’équipe d’OpenEdition à la Biennale du livre de São Paulo

Invitée par le bureau du livre du consulat général de France à Rio de Janeiro et l’Institut français, Marie Pellen, chargée du projet LusOpenEdition, sera à São Paulo du 6 au 12 août 2012. Elle participera le vendredi 10 août au « Dia Digital » organisé pendant la Biennale du livre ou elle présentera le programme Freemium d’OpenEdition.

N’hésitez pas à prendre rendez-vous avec Marie Pellen (lus@openedition.org) si vous souhaitez avoir plus d’information sur OpenEdition ou vous avez un projet d’édition électronique.

Programa

Mesa 1 – 11:00 – A Revolução Digital: Como aproveitar suas vantagens e evitar seus riscos

Palestrante: Andrew Lowindger

Andrew Lowindger é CEO do Copia Interactive, empresa do grupo DMC Worldwide que há 40 anos investe em tecnologia. Sua longa experiência nas revoluções tecnológicas dos últimos anos, dos semicondutores dos anos 1970 aos livros digitais dos dias de hoje, contribui para uma visão ampla do presente e para a elaboração de perspectivas para o futuro. A plataforma The Copia, lançada por sua empresa, é focada na integração entre a leitura digital e as mídias sociais.

 Mesa 2 – 13:30 – Possibilidades digitais do Kindle para editoras

Palestrante: Russ Grandinetti

Mediador: Carlo Carrenho

Vice-presidente mundial da Amazon, responsável por gerenciar todo o projeto mundial do Kindle, Russ Grandinetti fez parte da equipe da empresa de Seattle desde 1998 e acompanhou o Kindle desde seu nascimento. Sua ampla experiência e visão global sobre o mercado e-books ajudam a compreender o impacto do fenômeno da leitura digital no mercado editorial.

Mesa 3 – 15:00 – A Saraiva e as soluções digitais para o mercado brasileiro

Palestrante: Marcílio Pousada

Marcílio Pousada é CEO da Livraria Saraiva, a maior rede de livrarias do Brasil com mais de 100 lojas. A Saraiva foi uma das empresas pioneiras na comercialização de e-books no Brasil a partir de seu comércio eletrônico. A empresa possui um dos maiores catálogos de livros digitais do mercado brasileiro que podem ser lidos em aplicativos para iPads e outros tablets.

Mesa 4 – 16:30 – OpenEdition: uma solução Freemium para a publicação acadêmica de ciências sociais e humanas

Palestrante: Marie Pellen

Marie Pellen é reponsável pelo projeto OpenEdition para a língua portuguesa. Baseada em Lisboa, ela vem coordenando o OpenEdition Freemium, um programa que traz um modelo econômico inovador com base no acesso livre para publicações de ciências humanas. Sua experiência no desenvolvimento de um modelo alternativo e compatível com a revolução digital é de grande utilidade para melhor compreender o futuro digital.

Mesa 05 – 18:00 – A revolução digital e os novos modelos de negócio

Palestrante: Jesse Potash

Jesse Potash é o fundadro da Pubslush Press, uma plataforma de publicação social para novos autores baseada em crowdfunding: os autores apresentam a ideia para um livro e os próprios leitoores decidem que livros bancar para serem publicados. Os resultados já alcançados pela PubSlush e seu inovador modelo de negócio são verdadeiras dicas para o editor do futuro.

Mesa 06 – 19:30 – A revolução digital no Brasil: perspectivas tropicais

Debatedores: Eduardo Melo & Julio Silveira

Eduardo Melo é fundador da Simplissimo, uma das principais empresas de produção de e-books no Brasil. Além disso, edita o site Revolução Ebook que vem discutindo diariamente o futuro digital do livro.

Julio Silveira é um editor experiente que já passou por editoras como Casa da Palavra, Thomas Nelson Brasil e Ediouro. Atualmente, está à frente da Imã Editorial e seu projeto Motor, que busca garantir para os autores o poder que lhes foi conferido pelas novas tecnologias digitais, mas sem abrir mão da figura do editor, em seu papel de seleção, tratamento e interconexão.


Vous aimerez aussi...

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *