Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?
Depois da música, do cinema, da imprensa e das publicações científicas, o «fenómeno Internet» chegou às revistas e aos livros de ciências humanas. Com iniciativas como o Google Books ou o Europeana, são digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente na Internet alas inteiras das nossas bibliotecas. O movimento também chegou às publicações mais recentes: no passado mês de julho, a Comissão Europeia recomendou que os artigos das revistas académicas fossem divulgados em acesso livre na Internet, no máximo, um ano após a sua publicação.
Diversos editores, em especial na área das humanidades, encaram este movimento com apreensão. A divulgação das publicações em acesso livre é para eles sinónimo da morte do papel, o que coloca em perigo o modelo económico utilizado. Em sua opinião, a longo prazo toda a cadeia de divulgação do saber ficará ameaçada.
Em contrapartida, há quem considere este movimento de fundo uma oportunidade para a edição das ciências humanas, desde que os seus modos de divulgação, as suas utilizações e, obviamente, os seus modelos económicos sejam repensados. A conferência apresentará uma análise equilibrada da situação e, através de diversos exemplos, indicará pistas para uma melhor compreensão do lugar que as humanidades podem ter num ambiente digital omnipresente.
A conferência do Pierre Mounier sobre a edição eletrónica decorrerá no dia 11 de março de 2013 às 18:30 horas, no Institut français du Portugal, Avenida Luís Bívar, 91, 1050-143 Lisboa.
Diretor adjunto do OpenEdition, Pierre Mounier é atualmente docente na École des hautes études en sciences sociales, onde orienta um seminário sobre humanidades digitais. Tendo fundado em 2001 um portal de informação sobre as novas tecnologias – Homo Numericus –, trabalha e publica regularmente sobre os vários aspetos da revolução digital: a edição eletrónica, a comunicação científica em acesso livre, as humanidades digitais e as implicações sociais e políticas da revolução digital.
O Pierre Mounier é autor:
- Read/Write Book 2. Une introduction aux humanités numériques (éd.), Open Edition Press, 2012
- L’édition électronique (avec Marin Dacos), La Découverte, 2010
- Les Maîtres du Réseau. Les enjeux politiques d’Internet, La Découverte, 2002
- Pierre Bourdieu, une introduction, Pocket, 1999
Inscrição:
A entrada é livre mais é precise inscrever-se : lus@openedition.org
OpenEdition vous propose de citer ce billet de la manière suivante :
The OpenEdition team (7 mars 2013). Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes? L’Édition électronique ouverte. Consulté le 9 novembre 2024 à l’adresse https://doi.org/10.58079/670